Fim de semana em Búzios

Fim de semana em Búzios

 

Armação de Búzios é uma cidade queridinha localizada na região dos lagos do Rio de Janeiro. A região possui praias paradisíacas, lojas, boa gastronomia e excelentes opções de hospedagens.

Apesar de ser territorialmente pequena, Búzios abriga diversas praias paradisíacas, muitas atrações e atividades por toda cidade. São muitas as opções para visitar em Búzios, mas em um fim de semana é possível aproveitar alguns dos melhores pontos da região. 

Búzios tem mais de 20 praias, diversas piscinas naturais com pequenas faixas de areia que você descobre pelo caminho. A combinação do céu azul, sol o ano inteiro e o mar é perfeita para um final de semana especial.

 

Melhores Praias

Praia de João Fernandes – Umas das mais belas praias da região dos lagos, com o mar calmo e transparente perfeita para famílias com crianças. João Fernandes possui como atração principal as piscinas naturais, sem contar que a praia abriga um mirante lindo para apreciar ainda mais a vista da praia.

A praia de João Fernandes também conta com uma ótima infraestrutura de bares e restaurantes, além de aluguel de caiaques e snorkelling. 

Uma excelente opção para curtir um dia de praia tranquilo em seu fim de semana.

 

 

 

 

Praia da Azedinha – Mais uma das praias com mar calmo em Búzios, oferece tranquilidade e uma faixa de areia curta. O clima selvagem, em meio a vegetação, a praia da Azedinha possui esse diferencial super charmoso. 

Seu fim de semana será completo com a praia da azedinha, onde o visitante pode chegar com menos de 50 passos a pé saindo da praia vizinha, a praia da Azeda ou indo de barco até a praia. 

 

 

 

Praia da Azeda – Praia charmosa, mar calmo e bem colorido, a Azeda é onde se encontra a famosa escadaria com uma vista incrível e um cenário perfeito para as suas fotos de fim de semana em Búzios.

Saindo da praia dos Ossos, é possível ir caminhando, contemplando toda a paisagem pelo caminho por cerca de 5 minutos. A Praia da Azeda é pequena, mas vale a pena para o viajante que gosta de caminhar e curtir a vista e a natureza. 

Por fazer parte de uma Área de Proteção Ambiental, a praia da Azeda não abriga quiosques e bares, apenas barcos que oferecem bebidas.

 

Praia da Tartaruga – Queridinha dos turistas, a praia da Tartaruga tem uma ótima infraestrutura, com bares rústicos e comida típica da região, sendo a principal pedida frutos do mar. 

A vegetação de cactos e bromélias cercam toda a orla e as embarcações charmosas são o que mais atrai os visitantes para a praia Tartaruga, principalmente famílias que estão curtindo o fim de semana na região. A praia é ideal para a prática de vela e mergulho, passeios de caiaque e snorkeling também são famosos na praia da Tartaruga.

 

Onde comer

Búzios possui um grande polo gastronômico onde há uma diversidade de culinária. 

Em um fim de semana, o viajante pode conhecer e experimentar delícias famosas na cidade, que apesar de ter restaurantes charmosos instalados nas praias, há três polos gastronômicos que se destacam, são eles a Rua das Pedras, Orla Bardot e Porto da Barra.

 

Chez Michou: O mais famoso e badalado crepe da Rua das Pedras, não deixe de comer aqui enquanto passa seu fim de semana em Búzios.

O local é bem divertido, movimentado e com música boa, telões que garantem a movimentação do ambiente que vai até o amanhecer. 

 

 

 

A Peixaria: Aproveite para petiscar alguns frutos do mar depois de um dia de praia. Curta o fim de semana em um restaurante charmoso, com preços justos e atendimento super simpático.

A Peixaria fica na praia da Armação, no final da Orla Bardot e tem uma vista agradável da praia. 

 

 

 

Maria Maria Café: Para os apaixonados por café, este lugar é ideal para você matar a vontade de um bom cafézinho da tarde.

Localizado na Rua das Pedras, o Maria Maria tem como grande celebridade a torta de banana com chocolate, mas há outras opções como sanduíches, quiches, sucos e 6 opções de café da manhã.

 

 

 

 

Onde se hospedar

 

Pousada Vila do Sol: Esta hospedagem fica apenas 4 minutos de uma das melhores praias de Búzios, a praia de João Fernandes. Dispõe de piscina ao ar livre, bar, lounge compartilhado e jardim.

A pousada é uma excelente opção para a sua viagem de fim de semana com a família, que oferece quarto família e terraço, bem espaçoso e arejado. 

O local abriga uma vista incrível, ótima estrutura e uma localização privilegiada para curtir o seu fim de semana.

Agora chegou a hora de programar o seu fim de semana tão merecido em Armação de Búzios.

O que fazer em Ouro Preto

O que fazer em Ouro Preto

A cidade de Ouro Preto é conhecida por suas construções históricas, clima aconchegante e a sensação de voltar no tempo. Localizada em Minas Gerais, a cidade é principalmente conhecida por suas igrejas, museus, ruas antigas bem charmosas e muito mais. Além de possuir uma culinária mineira de dar água na boca a qualquer visitante.

A beleza de Ouro Preto é incrível por si só e andar pelas ruazinhas subindo e descendo ladeiras, podendo conhecer diversas construções coloniais cheias de história. 

 

Museus

 

As icônicas construções de Ouro Preto são as principais atrações. Uma dica é fazer um passeio guiado com um guia local e assim aprender mais sobre a histórias de Ouro Preto.

Museu do Aleijadinho: Criado em 1968 para abrigar em seu espaço peças de arte sacras e documentos gráficos com intuito de conservar e preservar. 

Hoje, o Museu do Aleijadinho possui cerca de 250 obras distribuídas pela Sala da Sacristia, Sala da Cripta e pela Igreja São Francisco de Assis. 

 

Museu da Inconfidência: Bem localizado, na Praça Tiradentes, o Museu do Aleijadinho é mais uma atração que não pode faltar em seu roteiro. O Museu abriga obras de Ataíde e Aleijadinho. Instalado em um dos prédios mais importantes do país, na antiga Cadeia de Vila Rica.

O Museu da Inconfidência conta a história da origem do estado e da Inconfidência Mineira.

 

Casa dos Contos: Um museu gratuito localizado em um casarão na Rua São José, onde mostra mais a fundo aos seus visitantes a história do Ministério da Fazenda do Brasil. 

Durante o passeio, todos podem assistir a um filme institucional, contemplar a arquitetura e a decoração da época e muitas outras atrações. É uma atração importante na cidade de Ouro Preto.

 

Igrejas

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição: Uma das mais antigas paróquias de Minas Gerais, também se destaca por ser das maiores em tamanho e esplendor.  A arquitetura exemplar do período barroco, a Igreja de Nossa Senhora foi projetada pelo pai de Aleijadinho, Manoel Francisco Lisboa. O túmulo dele e de seu filho estão na igreja.

 

Igreja São Francisco de Assis: Uma das igrejas mais conhecidas do Brasil, um dos primeiros bens tombados individualmente em Ouro Preto. No ano de 2009 foi eleito uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa do mundo e guarda parte da história de Minas Gerais.

A construção se destaca com brasões que são arrebatados por asas de anjos, flores de girassol e rosas, tributos a Maria.

 

Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar: É a igreja mais rica de Minas Gerais, a sua decoração pode ser estimada em cerca de 400 kg de ouro e prata em pó. 

A Basílica possui, como muitas construções da cidade, o estilo barroco e é um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  

 

Passeios Bate e volta em Ouro Preto

 

Mariana: Em apenas 15 km de Ouro Preto, a melhor forma de visitar Mariana é embarcar no famoso trem que liga uma cidade à outra. O viajante pode escolher entre viajar no vagão comum ou no vagão panorâmico, o preço varia entre o trajeto da viagem e o vagão escolhido. 

 

Tiradentes e São João del Rei: As duas cidades ficam a 160 km de distância de Ouro Preto, dando assim para fazer um passeio acessível e que vale a pena. Além de ser uma cidade também bem histórica, Tiradentes abriga diversas cachoeiras para os viajantes que curte mais a natureza. 

Saindo de Tiradentes, faça o famoso passeio da Maria Fumaça até São João del Rei. Uma pequena cidade com ruas de paralelepípedo, com museus, monumentos e lindas casinhas coloridas. 

 

Lavras Novas: O município é conhecido por ser um destino de riquezas naturais. Lavras Novas está a 15 km de Ouro Preto e possui atrações de ecoturismo, já que a região abriga cachoeiras, montanhas e serras que facilitam as atividades como, tirolesa, rapel, caiaque e escaladas. 

 

Veja mais dicas de viagens em nosso blog e comece a planejar já a sua próxima viagem. Não deixe de ler, Como Planejar Uma Viagem e Destinos no Brasil que Merecem ser Conhecidos.

 

VISCONDE DE MAUÁ – UM GUIA COMPLETO

VISCONDE DE MAUÁ – UM GUIA COMPLETO

Paraíso Escondido

Visconde de Mauá possui cerca de 6 mil habitantes, e é um cantinho localizado no Rio de Janeiro que vale a pena conhecer. O local possui bons restaurantes, lindas cachoeiras e lojinhas de artesanato. 

Mas não é apenas isso que a cidade de Visconde de Mauá tem a oferecer aos seus visitantes. A região é cheia de atrações e vilas que fazem parte do roteiro de viagem, como Maringá MG, Maringá RJ e Maromba.

 

Atrações Turísticas

Visconde de Mauá possui um clima rural, mas com toda infraestrutura urbana, com ótimas pousadas, hotéis, bares e restaurantes. Mesmo com essas características, a região não é um destino turístico muito movimentado, dando a possibilidade de conhecer as atrações da cidade com calma, sem a correria da cidade grande.

As atrações turísticas de Visconde de Mauá ficam afastadas uma das outras. A melhor opção é ir de carro para circular pela região. Há também agências que fazem tour pelas principais atividades da região. 

Um bom roteiro para Visconde de Mauá deve incluir as cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas transparentes. Veja as principais cachoeiras que devem estar em seu roteiro sem dúvidas.

 

 

  1. Cachoeira do Escorrega: é uma das mais famosas e fica a 2 km da vila de Maromba. É perfeita para o viajante que curte aventura. As pedras lisas são usadas de escorregas junto com a queda d’água até uma piscina natural.
  2. Cachoeira de Santa Clara: sua entrada fica entre a vila de Maringá e Maromba, e possui a maior queda d’água, uma ótima opção para fazer rapel. 
  3. Poção da Maromba: um poço que chega a 7 metros, e está localizado bem no meio do caminho para a Cachoeira do Escorrega, com isso a possibilidade de conhecer duas cachoeiras em um dia. Existem duas entradas para visitar o Poção, uma para a piscina natural e outra que leva no alto de uma pedra de 7 metros para saltar. 

Gastronomia

Para melhorar ainda mais seu roteiro, dê uma passada no centrinho da cidade, onde tem praticamente uma avenida principal. Lá os visitantes encontram os principais restaurantes e lojinhas super charmosas. 

O restaurante mais famoso de Visconde de Mauá é o Gosto com Gosto que serve comida típica mineira, não pode faltar em seu roteiro. E como toda cidade do interior, a famosa igreja de São Sebastião, que fica bem em frente ao Centro de Informações Turísticas. 

 

Se possível, inclua a Prainha que fica bem perto do centro em seu roteiro de viagem. É simplesmente uma praia de água doce e cristalina. E é perfeito para levar as crianças e aproveitar o dia com um piquenique.

O que não falta em Visconde de Mauá são atrações incríveis para toda família, são mais de 16 cachoeiras! Então comece já a programar a sua viagem e se apaixone.

Veja também outros roteiros para já programar a sua próxima viagem: Dicas de Lugares Inusitados Para Conhecer no Brasil e Passeios Bate e Volta no Rio de Janeiro. 

Dicas de lugares inusitados para conhecer no Brasil

Dicas de lugares inusitados para conhecer no Brasil

Às vezes queremos explorar destinos diferentes e conhecer novos lugares. Existem lugares no Brasil que poucos conhecem e que merecem mais atenção. As opções são variadas, para todo tipo de viajante. 

Além de ter a chance de conhecer um lugar totalmente fora da caixa, muitas vezes esses destinos com menos visitantes são mais econômicos. Hospedagens e passeios costumam ser mais baratos em locais não tão turísticos, mas o preço do transporte pode ser um pouquinho mais caro, mesmo assim será uma viagem de baixo custo.

Se você está a procura de um destino inusitado para viajar pelo Brasil, fique mais um pouco e veja as dicas para você começar a se planejar já!

 

1- Cachoeira do Covão, Piauí

A paradisíaca Cachoeira do Covão fica a 175 km da capital e é considerada uma das principais cachoeiras do estado em seu período chuvoso, quando as chuvas formam regiões de cachoeiras majestosas.

Sua queda d ‘água é entre rochas, com 12 a 13 metros de altura, que dá a impressão de uma grande escadaria por onde o rio desce. É necessário descer inúmeros degraus até chegar à piscina. O local dá uma boa aventura, incluindo muita beleza.

A Cachoeira do Covão está localizada no quintal da casa de um agricultor chamado Etevaldo, que exibe sua cachoeira com orgulho.

 

 

2- Pouso do Cajaiba, Rio de Janeiro

Um paraíso pouco conhecido que faz parte da Reserva Arqueológica da Juatinga, um lugar charmoso e secreto que fica no município de Paraty.

Pouso do Cajaiba é o lugar perfeito para curtir uma estadia à beira mar, aproveitando a paz e tranquilidade do lugar, sem falar a linda vista do mar e do verde ao redor.

Alguns bares e restaurantes estão espalhados pela beira da praia, há também uma igrejinha e uma padaria. 

Aproveite para conhecer o mirante da Pedra Furada e admirar a vista de Pouso do Cajaiba. Suba uma trilha leve de aproximadamente 15 minutos, uma experiência incrível. 

 

 

3- Treze Tílias, Santa Catarina

Um pedaço da Áustria no Brasil, com muita influência legítima que se mantém firmes até os dias de hoje. Com destaque para características na arquitetura do local, com estilo alpino de casas e edifícios de cores claras, detalhes em madeira e sacadas charmosas.

Treze Tílias é o destino perfeito para relaxar e comer bem. A culinária da região também ganha influências dos austríacos, com doces e pratos típicos que valem muito a pena experimentar. 

A cidade também traz diversos festivais que animam os moradores e os visitantes em várias épocas do ano, como o Tirolerfest que acontece em outubro. O Winterbierfest, nada mais é que o Festival Nacional de Cerveja de Inverno, acontece por volta de maio. Além do Pedal Chopp e Natal iluminado.

 

4- Ilha de Superagui, Paraná

Se você procura por um destino de ecoturismo, a Ilha de Superagui é o lugar. São quilômetros de praias desertas, vegetação intocada, paz e muita tranquilidade. Esse paraíso fica a apenas 200 km de Curitiba, um lugarzinho escondido no litoral norte do Paraná.

A Ilha de Superagui faz parte do Parque Nacional de Superagui, que abriga também a Ilha das Peças, a Ilha do Pinheiro, Ilha do Pinheirinho, o Canal do Viradouro e o Vale do Rio dos Patos. 

A Ilha não recebe muitos turistas e ainda mantém um clima rústico e deixa tudo ainda mais charmoso. Além da natureza do lugar, a Ilha de Superagui proporciona uma ótima gastronomia, com bons preços e comida caseira. 

 

 

5- Lençóis do Maranhão

Os Lençóis Maranhenses, por incrível que pareça, ainda é um destino pouco explorado mesmo sendo um dos destinos mais bonitos do Brasil. É o destino perfeito para os aventureiros e amantes da natureza.

No Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, os visitantes encontram o maior campo de dunas de areia branca do Brasil. Onde também se encontram lagoas de incríveis águas cristalinas para se refrescar em meio a imensidão das dunas e do sol quente do Maranhão.

A melhor época para visitar os Lençóis do Maranhão é logo depois do período chuvoso, que chega a quase 4 meses de chuvas intensas enchendo as lagoas e proporcionando aos seus visitantes o melhor cenário do local: lagos de intensos tons de azul cercado por dunas de areia branca. Os melhores períodos vão de maio a agosto.

 

Compartilhe com os amigos esses destinos inusitados incríveis para visitar. Veja também outras dicas de viagem em nosso blog que irão te ajudar a planejar a sua próxima trip pelo Brasil.

Leia: Para Onde Viajar em 2022, 4 Tendências de Viagem Pós Pandemia e Como Planejar uma Viagem.

 

Para onde viajar em 2022?

Para onde viajar em 2022?

Depois de dois longos anos de pandemia, quando o mundo se viu isolado e com medo. Hoje temos esperança de um novo começo e poder realizar aquela viagem tão aguardada.

O mundo viveu momentos tristes, agora merecemos o devido descanso. Já mostramos aqui outras matérias sobre viagem e pandemia, como 4 Tendências de Viagens Pós Pandemia e Dicas do que Fazer Depois da Quarentena.

Para os viajantes que estão loucos para fazer uma viagem em 2022, mas ainda não sabem qual destino visitar, vamos citar alguns bons destinos interessantes e baratos para sua próxima viagem de 2022.

 

Fortaleza

Um destino completo, com muitas atrações e experiências gastronômicas e culturais por toda cidade. A capital do Ceará possui um clima único para mais um ótimo destino para viajar.

Na região de Beira Mar você encontra três praias famosas e é onde se concentra grande parte das hospedagens de Fortaleza. A praia de Iracema não é aconselhável para banho, mas é onde há um porto onde se concentram os shows, inclusive no ano novo. Já na praia de Meireles estão concentradas as famosas feiras de artesanato, não deixe de visitar a Feirinha da Beira Mar. E a praia do Mucuripe, onde se concentra o Mercado dos Peixe e vários barquinhos coloridos.

Há outras diversas atrações em Fortaleza, como a praia do Futuro que fica um pouco mais afastada, que todo turista deve conhecer. Outros pontos turísticos em Fortaleza são: Mercado Central de Fortaleza, Theatro José de Alencar, Passeio Público, Museu da Fotografia, Beach Park, etc.

 

Guarapari

Um destino pacato cheio de praias, trilhas e belezas naturais. Guarapari é um destino tanto para viajantes que procuram por agitação quanto para umas férias tranquilas.

A maior praia da região de Guarapari é a praia dos Padres, que possui 450 metros de extensão, ela é ótima para quem procura por locais mais movimentados. Já a praia do Riacho é mais calma.

Guarapari é uma das cidades com as melhores estruturas do Espírito Santo. Na Alta temporada a cidade chega a receber até 1 milhão de visitantes. A cidade possui mais de 50 praias com infraestrutura turística boa e ótimos cenários para tirar aquelas fotos de férias. A praia da Areia Preta e a Praia das Castanheiras são ótimas opções para conhecer também quando for a Guarapari.

 

Recife

Para uma viagem mais cultural e histórica, Recife é perfeita. Logo que falamos de Recife, no Pernambuco, lembramos da sua vizinha Olinda que também traz muitas atrações que merecem ser incluídas em seu roteiro. 

A Praça Marco Zero é um ótimo ponto para começar a explorar as atrações turísticas da cidade, começando pela própria praça, que é bem ampla e cheia de história. Ao seu redor há diversos restaurantes, bares, arquitetura e arte. 

Outros pontos turísticos de Recife para conhecer são o Rio Capibaribe, que possui uma vista semelhante à cidade de Veneza, na Itália. Dá até para navegar pelos canais que cortam a cidade mediante pagamento. Também tem a opção de visitar o Museu Cais do Sertão, que conta a história emocionante do Sertão Nordestino, integrando a tecnologia com o sertanejo.

Outras atividades em Recife que merecem sua atenção são o Centro de Artesanato, o Paço do Frevo, o Centro Cultural Judaico, Pontes Holandesas e muito mais.

 

Penedo

Conhecida como a Pequena Finlândia, Penedo está localizada no Rio de Janeiro e possui muitas atrações para os visitantes que desejam tanto passar apenas um fim de semana quanto para quem visita a cidade nas férias prolongadas. 

A cidade apresenta aos seus visitantes muita cultura e boa gastronomia, além de lindas paisagens. Uma das atrações de Penedo é justamente a Pequena Finlândia, onde há pequenas residências e estabelecimentos no estilo finlandês, é parecida com uma pequena colônia com artesanato, cafeterias e sorveterias. 

Além de Penedo ter muitas atrações culturais, há também destinos em meio a natureza, como a Serra da Mantiqueira, que não fica muito longe do Centro. As atividades de Penedo são perfeitas para curtir com a família e amigos, com passeios super agradáveis que agradam a todos.

Qual será seu próximo destino de viagem para 2022? Se você ainda não se decidiu para onde viajar no ano que vem, veja algumas dicas para você escolher o destino perfeito para suas férias: Os Melhores Hotéis Pé na Areia, 6 Destinos Gastronômicos no Brasil e 8 Coisas que você NÃO deve Fazer Quando for Viajar.