O que fazer em Ouro Preto

14 abr 2022 |

A cidade de Ouro Preto é conhecida por suas construções históricas, clima aconchegante e a sensação de voltar no tempo. Localizada em Minas Gerais, a cidade é principalmente conhecida por suas igrejas, museus, ruas antigas bem charmosas e muito mais. Além de possuir uma culinária mineira de dar água na boca a qualquer visitante.

A beleza de Ouro Preto é incrível por si só e andar pelas ruazinhas subindo e descendo ladeiras, podendo conhecer diversas construções coloniais cheias de história. 

 

Museus

 

As icônicas construções de Ouro Preto são as principais atrações. Uma dica é fazer um passeio guiado com um guia local e assim aprender mais sobre a histórias de Ouro Preto.

Museu do Aleijadinho: Criado em 1968 para abrigar em seu espaço peças de arte sacras e documentos gráficos com intuito de conservar e preservar. 

Hoje, o Museu do Aleijadinho possui cerca de 250 obras distribuídas pela Sala da Sacristia, Sala da Cripta e pela Igreja São Francisco de Assis. 

 

Museu da Inconfidência: Bem localizado, na Praça Tiradentes, o Museu do Aleijadinho é mais uma atração que não pode faltar em seu roteiro. O Museu abriga obras de Ataíde e Aleijadinho. Instalado em um dos prédios mais importantes do país, na antiga Cadeia de Vila Rica.

O Museu da Inconfidência conta a história da origem do estado e da Inconfidência Mineira.

 

Casa dos Contos: Um museu gratuito localizado em um casarão na Rua São José, onde mostra mais a fundo aos seus visitantes a história do Ministério da Fazenda do Brasil. 

Durante o passeio, todos podem assistir a um filme institucional, contemplar a arquitetura e a decoração da época e muitas outras atrações. É uma atração importante na cidade de Ouro Preto.

 

Igrejas

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição: Uma das mais antigas paróquias de Minas Gerais, também se destaca por ser das maiores em tamanho e esplendor.  A arquitetura exemplar do período barroco, a Igreja de Nossa Senhora foi projetada pelo pai de Aleijadinho, Manoel Francisco Lisboa. O túmulo dele e de seu filho estão na igreja.

 

Igreja São Francisco de Assis: Uma das igrejas mais conhecidas do Brasil, um dos primeiros bens tombados individualmente em Ouro Preto. No ano de 2009 foi eleito uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa do mundo e guarda parte da história de Minas Gerais.

A construção se destaca com brasões que são arrebatados por asas de anjos, flores de girassol e rosas, tributos a Maria.

 

Basílica Matriz de Nossa Senhora do Pilar: É a igreja mais rica de Minas Gerais, a sua decoração pode ser estimada em cerca de 400 kg de ouro e prata em pó. 

A Basílica possui, como muitas construções da cidade, o estilo barroco e é um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  

 

Passeios Bate e volta em Ouro Preto

 

Mariana: Em apenas 15 km de Ouro Preto, a melhor forma de visitar Mariana é embarcar no famoso trem que liga uma cidade à outra. O viajante pode escolher entre viajar no vagão comum ou no vagão panorâmico, o preço varia entre o trajeto da viagem e o vagão escolhido. 

 

Tiradentes e São João del Rei: As duas cidades ficam a 160 km de distância de Ouro Preto, dando assim para fazer um passeio acessível e que vale a pena. Além de ser uma cidade também bem histórica, Tiradentes abriga diversas cachoeiras para os viajantes que curte mais a natureza. 

Saindo de Tiradentes, faça o famoso passeio da Maria Fumaça até São João del Rei. Uma pequena cidade com ruas de paralelepípedo, com museus, monumentos e lindas casinhas coloridas. 

 

Lavras Novas: O município é conhecido por ser um destino de riquezas naturais. Lavras Novas está a 15 km de Ouro Preto e possui atrações de ecoturismo, já que a região abriga cachoeiras, montanhas e serras que facilitam as atividades como, tirolesa, rapel, caiaque e escaladas. 

 

Veja mais dicas de viagens em nosso blog e comece a planejar já a sua próxima viagem. Não deixe de ler, Como Planejar Uma Viagem e Destinos no Brasil que Merecem ser Conhecidos.