8 coisas que você não deve fazer quando for viajar

8 coisas que você não deve fazer quando for viajar

8 coisas que você não deve fazer quando for viajar

Já mostramos aqui dicas de como economizar dinheiro para viajar e como planejar uma viagem. Hoje vamos reforçar essas dicas e mostrar 8 coisas que você não deve fazer quando for viajar.

Todo viajante quer que sua viagem seja perfeita, quer apenas a liberdade e a tranquilidade de não se preocupar com nada. Então vamos dar dicas super simples que podem mudar completamente as expectativas da sua viagem. 

O que você não deve fazer quando for viajar

 

1 Não contratar um seguro viagem

Já comentamos aqui que para uma viagem sem estresse você precisa fazer um seguro viagem, nem que seja uma viagem rápida. Sabemos que é bom economizar, mas é aqui onde você não deve pensar nisso.

O seguro viagem irá lhe garantir mais tranquilidade e liberdade na sua viagem, nunca sabemos o que pode acontecer, então é sempre bom garantir do que viajar cheio de receios.

2 Não viaje em alta temporada

Muito tumulto e preços altos são os grandes problemas das altas temporadas. Procurar viagens na baixa temporada é a melhor opção se você tem férias flexíveis. Você consegue aproveitar muito mais o destino e ter as mesmas oportunidades que na alta temporada.

Pesquise bem sobre como é o destino na baixa temporada, assim você verá quais vantagens terá e quanto irá economizar.

3 Não leve muita bagagem 

Viajar exige organização, e a sua bagagem não pode ficar de fora dessa parte importante. Hoje em dia muitos viajantes se adaptaram às novas normas das Cias Aéreas, levando menos bagagem nas viagens, evitando assim gastos extras e surpresas na hora do embarque.

Além de economizar, o que é importante, você não ficar carregando inúmeras bagagens pesadas no trajeto da sua viagem.

4 Não faça refeições perto de pontos turísticos

Tá certo, todos amam tirar aquela foto naquele ponto turístico muito famoso, comendo algo aparentemente delicioso. Mas esses locais costumam ser o dobro mais caro do que qualquer restaurante em outro ponto da cidade.

Pesquise pela gastronomia do destino e procure por restaurantes afastados desses pontos, você pode se surpreender com a comida e ainda economizar seu dinheiro para outros passeios. 

5 Não saber o básico sobre o destino

Mesmo viajando pelo Brasil, querendo ou não, você estará em um lugar diferente do seu habitual. São pessoas e culturas diferentes, uma cidade que você não conhece. Então você precisa pesquisar bem o seu destino antes de realizar a viagem.

Entenda como funcionam os meios de transportes, principais características do local, o que está perto do hotel que você irá ficar, entre outros. Cada local possui sua peculiaridade e você talvez estranhe o ritmo do destino visitado.

6 Não faça reservas em cima da hora

Não fique esperando por ofertas milagrosas para realizar a sua reserva, seja do seu voo ou da sua hospedagem. Deixar para fazer as reservas próximo ao dia da viagem pode ser desvantajoso, os preços vão estar muito mais altos.

Os assentos no voo já estarão parcialmente preenchidos e você corre o risco de pagar bem mais caro em uma hospedagem em um hotel de ⅔ estrelas e que talvez esteja longe das principais atrações que você gostaria de conhecer. 

7 Não separar dinheiro para emergências

Há uma possibilidade de você passar um perrengue em sua viagem, pode ser um bem tranquilo de se resolver ou um mais complicado. O medo de todo turista é de ser roubado ou furtado na viagem, perder seus documentos e dinheiro.

É sempre bom ter dinheiro reserva guardando em outro lugar, se algo acontecer você terá um reserva, se nada acontecer, você volta para casa com dinheiro guardado e nada melhor do que voltar com dinheiro no fim de uma viagem. 

Faça um plano B para surpresas na viagem, mas não precisa ficar paranoico, apenas se mantenha preparado. 

8 Não se abrir para algo novo

O Brasil é cheio de belos destinos e culturas que merecem ser reconhecidas. Uma das dicas mais importantes de coisas que você não deve fazer quando for viajar é ir com a mente fechada para conhecer um certo destino.

Permita-se aprender mais sobre o destino e a escutar o que os locais têm a lhe ensinar, tenho certeza que irá se surpreender e voltar da sua viagem renovada, cheio de histórias para contar e curiosidades para compartilhar. Pesquise por atrações turísticas não muito conhecidas, explore o quanto puder o seu destino, cada momento será uma boa lembrança. 

Faça seu roteiro e se prepare para conhecer o Brasil afora! Planejar e se organizar para uma viagem é a principal dica para os viajantes de plantão. 

Leia outros blog post sobre viagens e comece já a planejar sua viagens dos sonhos. Veja os Melhores Destinos Para Viajar Sozinha e Destinos no Brasil que Merecem ser Conhecidos.

Passeios de trem no Brasil

Passeios de trem no Brasil

Os passeios de trem não são atrações tão famosas aqui no Brasil. Mas existem cidades que proporcionam passeios de trem que te dão a sensação de nostalgia, que te fazem pensar em como era a vida lá no passado.

Saindo um pouco dos padrões, hoje vamos dar algumas dicas de passeios de trem no Brasil que você precisa fazer pelo menos uma vez. 

Serra da Graciosa é onde o trem da Serra do Mar Paranaense percorre, saindo de Curitiba e tem o trajeto até Morretes, no litoral paranaense. 

Em um dos trechos que o trem passa, é possível ver ao redor a Mata Atlântica que possui uma das áreas mais preservadas do país. É bom olhar a previsão do tempo antes do passeio, pois pode ser que devido a neblina não dê para ver as paisagens. 

O passeio dura aproximadamente horas, em alguns pontos o trem passa por pontes onde os trilhos parecem flutuar e as vistas são incríveis.

O passeio de Maria-Fumaça é bem famoso em São Lourenço, Minas Gerais. Esse é um trem legítimo, e a estação é um ponto turístico à parte, com todo charme antigo e curiosidades da maria-fumaça.

O passeio tem um trajeto curto e não deixa as crianças ansiosas e inquietas, o trem já é a atração em si. São 10 km até a cidade de Soledade de Minas, quase uma hora de viagem. Na estação da cidade há um museu de objetos antigos, instrumentos e fotos da história das ferrovias. 

No Vale dos Vinhos no Rio Grande do Sul tem um passeio famoso que parte de Carlos Barbosa com parada em Garibaldi e desembarque em Bento Ribeiro. 

O passeio não é demorado, e o entretenimento dentro do trem distrai os passageiros, tendo música italiana, alguns atos de teatro e até algumas taças de vinhos deliciosos que estão inclusos no pacote. 

Quem visita a Serra Gaúcha não pode perder essa oportunidade de fazer esse passeio super agradável de trem e conhecer novas culturas do Brasil.

Há um passeio de trem com saída de Guararema, em São Paulo, que vale a pena fazer e conhecer um pouco das cidades que ele percorre. O desembarque fica em Luis Carlos, uma vila que foi restaurada para receber melhor os visitantes. 

O trecho até Luis Carlos é de meia-hora de trem, é possível permanecer na cidade por uma hora e meia para explorar o local e depois partir de volta para Guararema. É um passeio gostoso para a família, principalmente para as crianças que não ficam cansadas e podem curtir uma experiência diferente, de andar de trem. 

Outro passeio de trem puxado por maria-fumaça fica entre Tiradentes e São João Del Rei, em Minas Gerais. Uma viagem curta, com trechos de 12 km cada. 

Pelo caminho é possível comprar alguns doces típicos, e na estação trem de São João Del Rei há o Museu Ferroviário, onde dá para conhecer mais a história do trem maria-fumaça original, para quem gosta de um museu, vale a pena curtir mais o local. 

Ao chegar em Tiradentes dá para observar pelas paisagens lá fora, típicas do interior, com vistas de fazendas, gados e rios com as montanhas ao fundo.

Fuja da mesmice e conheça passeios únicos no Brasil, escolha o seu trem preferido e tenha uma nova experiência. Os trens fazem parte da história do Brasil, que tal viver esse momento com sua família?

Destinos para ir Pós Pandemia

Destinos para ir Pós Pandemia

Em tempos de pandemia a vontade de viajar cresce a cada dia, é muita ansiedade para sair depois de tanto tempo
dentro de casa. Ainda não estamos 100% para grandes viagens, mas é o momento perfeito para olhar os destinos brasileiros
belíssimos pertinho de você.

Para você que não se importa em esperar um pouco mais para sair e que planejar sua viagem
com mais calma, separamos alguns destinos que você precisa conhecer pós pandemia. As sugestões são baseadas no Prêmio
Melhores destinos 2019, são esses os destinos de pequeno porte capazes de cativar o viajante e com o melhor custo-benefício.

1 – Jalapão – Tocantins

O Jalapão foi descoberto a alguns anos e surpreendeu com seu parque estadual, onde há dunas douradas, cachoeiras,
fervedouros de águas calmas e muito contato com a natureza com dias sempre ensolarados e atividades mais agitadas.

2 – Urubici – Santa Catarina

Esse destino da Serra Catarinense está a 3 horas de carro de Florianópolis. Em Urubici você irá encontrar cavernas,
cachoeiras, montanhas e cânions de tirar o folego. Fuja das grandes cidades e conecte com a natureza, com um clima frio e
romântico.

3 – Itacaré – Bahia

Para você que procura por destinos paradisíacos, Itacaré é perfeita com suas praias selvagens sendo um dos melhores
destinos do Sul da Bahia. Possui praias isoladas cercadas por matas e com poucas pessoas, ótima viagem para fazer após a
pandemia.

4 – Alter do Chão – Pará

Com praias lindíssimas e o verde na Amazônia ao redor, Alter do Chão também se cerca de água doce do rio Tapajós e
Arapiuns. O destino se destaca com sua beleza nada modesta e traz uma cultura bonita e autêntica, cheio de sabores.

5 – Ouro Preto – Minas Gerais

Para você viajantes que gosta de uma boa gastronomia, clima de montanha e cidades histórias, Ouro Preto tem muito para
mostrar. A cidade é um dos xodós de Minas Gerais, traz paisagens lindas, bons hotéis e restaurantes ao ar livre.

Seja lá qual for o seu próximo destino, a vida continua e vamos continuar vivendo um passo de cada vez. Ainda há muito o que
explorar nesse Brasil.