As melhores Ilhas de Paraty

As melhores Ilhas de Paraty

Paraty é conhecido por suas belezas naturais e sua história, sendo um caso raro de cidade colonial com praia. Cercada por águas claras e calmas, Paraty possui 65 praias e 300 ilhas.

Procure visitar a cidade em dias de semana, fora dos feriadões e férias escolares, quando Paraty fica mais vazia e você pode passear mais a vontade pelo centro histórico e fazer os passeios com poucas pessoas.

Hoje vamos mostrar as melhores ilhas que você precisa conhecer quando for a Paraty. 

Ilha do Pelado – esta ilha fica na divisa com a Angra do Reis e a 33km de Paraty. Lá você pode provar excelentes frutos do mar e passar o dia relaxando.

São três lindas praias separadas por pedras, com águas calmas como piscinas e cristalinas, muito bom para levar as crianças sem se preocupar.

Para chegar na ilha do Pelado, basta ir até a praia de São Gonçalo, atravessar um pequeno rio e pegar uma embarcação até lá. Vale muito a pena conhecer esse paraíso e curtir muito a natureza com toda a família, você não vai se arrepender.

Ilha da Pescaria – bem em frente a Praia Vermelha está localizada a Ilha da Pescaria, que apesar de pequena, entrega todo charme de uma ilha, com águas cristalinas e muita vida marinha para se explorar. 

A Ilha da Pescaria é uma das mais procuradas de Paraty e recebe muitos turistas que buscam dar um mergulho em águas que podem chegar até 10 metros de profundidade.  

Esta ilhota é mais uma em Paraty que vale muito a pena, e é bem fácil de conseguir um passeio até lá, pois ela está na rota da maioria dos passeios de saveiro e escunas, devido às suas belas paisagens. 

Ilha Deserta – assim como o nome já diz, é uma ilha com poucos turistas mas bem conhecida. Do cais de Paraty, a aproximadamente 90 minutos fica a Ilha Deserta, que transborda riqueza na fauna e na flora ao seu redor. 

Como nas outras ilhas, as águas da Ilha são calmas e limpas, com muita vida marinha como cardumes e corais, além de uma surpresa no fundo do mar, destroços de um naufrágio a apenas 30 metros de profundidade.

Esse passeio é perfeito para você que quer algo diferente e mesmo assim calmo e tranquilo para aproveitar as belezas da Ilha. 

Ilha do Araújo – se você procura por algo mais urbano, a Ilha do Araújo é uma boa opção e está localizada a 6 milhas de Paraty, é a segunda maior ilha do arquipélago paratiense.

A Ilha possui lado leste e oeste, onde no oeste você encontra as belas praias de Tapera e Brava, com muitas opções de bares, restaurantes, lanchonetes, pousadas e campings. No lado leste abriga as praias de Salvador Moreira e Pontal, que estão voltadas à cidade de Paraty, uma área com belas casas privadas. 

Com toda essa urbanização, a ilha é conhecida com uma ótima preservação da Mata Atlântica que completa a paisagem da ilha, o que a faz ser uma das melhores opções para conhecer em Paraty.

Ilha Duas Irmãs – a apenas 10 minutos do cais de Paraty, a Ilha Duas Irmãs são duas pequenas formações que estão lado a lado e são muito parecidas. As gêmeas, como também é conhecida, ficam entre a Ilha da Bexiga e a Ilha Rasa, então vale a pena dar uma passada por lá.

As águas calmas ao redor da ilha possuem várias espécies de peixes e crustáceos. Há um pequeno cais para atracação em uma praia de areia fina que só dá para ser vista na maré baixa. 

Prepara o biquíni e o snorkel para mergulhar muito e curtir essas ilhas paradisíacas em Paraty, com toda segurança e comodidade.

Visite nosso site e encontre a sua viagem dos sonhos.

Dicas de Passeios 0800 em Paraty

Dicas de Passeios 0800 em Paraty

Paraty tem seu charme em qualquer época do ano, a cidade está localizada a 240 km do Rio de Janeiro. Em 2019, Paraty recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco, isso aumenta mais ainda a ida de novos turistas fora de Paraty para conhecer essa cidade encantadora, cheia de surpresas. Valoriza também uma das regiões mais bonitas do litoral brasileiro, onde há muito o que fazer e conhecer. 

A seguir vamos mostrar o que há em Paraty para se fazer e os principais pontos para conhecer, e o melhor de tudo, de graça.

Poço do tobogã e do Tarzan – 0800

É uma trilha bem fácil. Tarzan fica acima do tobogã, que é simplesmente incrível, pois o visitante pode descer escorregando pela pedra.

Para chegar basta seguir pela Rodovia Paraty-Cunha em aproximadamente 7, 5 Km, fique atento a Igreja da Penha que se encontra sobre um marco da Estrada Real. A trilha é tranquila e bem sinalizada, inicia-se atrás do Centro de Informações Turísticas do Caminho do Ouro e leva até a Cachoeira do Tobogã. Poucos metros acima está o poço do Tarzan.

Praia do Meio, caixa D’aço e piscina natural – 0800 

Trilha que percorre pelas praias mesmo, por volta de 30 minutos + 10 minutos em meio a floresta para assim chegar na piscina natural. O melhor é que por todo percurso da para fazer paradas para mergulho. 

A atração fica em Trindade, cerca de 24 km do Centro Histórico de Paraty. Siga a estrada Rio-Santos em direção a São Paulo. O visitante consegue também pegar um ônibus de linha urbana que parte da rodoviária de Paraty e leva até a entrada de Trindade. A trilha é um pouco mais difícil para pessoas com algum problema de locomoção, devido às pedras e lama. Quem preferir pode fazer o trajeto de barco, que parte da Praia do Meio ou da Praia dos Ranchos.

Pedra de engole – 0800

O caminho também é por uma trilha fácil. Quando estiver voltando da piscina do Caixa d’aço faça um pequeno desvio para a pedra que engole pois vale a pena. É uma cachoeira que uma pedra que o visitante pode entrar e sair do outro lado.

Para chegar basta seguir o mesmo percurso da piscina do Caixa d’aço. Se inicia no fim da Praia do Meio, no encontro com o Rio dos Codós. A trilha é bem sinalizada e dura em torno de 40 minutos, é um pouco mais longa do que as demais trilhas em Trindade, pois é de subida seguindo o Rio. Mas vale cada passo, pois os pontos de interesse dos visitantes são encontrados facilmente ao longo da caminhada. 

Cachoeira do Saco Bravo – 0800 (porém é necessário um Guia – R$200,00 de 1 até 10 pessoas)

A trilha é moderada a difícil, se inicia em Ponta Negra. É uma cachoeira única e belíssima que deságua no mar. É um dos pontos mais procurados pelos turistas que buscam curtir a natureza e caminhar por belas trilhas.

Em Dezembro de 2019 novas regras de visitação foram aplicadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a cachoeira está localizada na Reserva Ecológica da Juatinga, em Paraty. Sendo assim o acesso foi limitado a 140 pessoas por dia, a trilha pode ser acessada até meio-dia no inverno e até as 13hrs no verão. A entrada na piscina natural também fica restrita a 20 pessoas por vez

Curtiu as dicas? Ficou com mais vontade ainda de conhecer Paraty? Então arrume sua mochila de trilha e se aventure em meios a essas trilhas. Descubra lugares lindos bem pertinho de você.